O período gestacional é considerado um momento de plenitude da mulher.

Para que ela passe por este período sem prejudicar sua saúde, é necessário um estado de otimização metabólica.

Quando estamos saudáveis, além das funções metabólicas basais, devemos ter nossas reservas metabólicas internas, externas e o sistema de defesa

(NEI-S:neural, endócrino, imunológico e excretor) otimizados, prontos para uma situação de emergência, para que o corpo não precise realizar uma priorização metabólica, ou seja, depletar um órgão menos vital (pele, cabelos e unhas) para emprestar para um mais vital como cérebro, coração, rim, pulmão, intestino, etc.

Durante muito tempo, a queda de cabelo foi considerada meramente uma repercussão local do stress ou reflexo do uso de produtos capilares inadequados. Pela medicina integrativa, a tricologia, especialidade médica responsável pelo estudo e tratamento das mais diversas causas de distúrbios capilares, o cabelo é utilizado como biomarcador precoce de inúmeras alterações metabólicas, nutricionais ou hormonais do organismo como um todo.

Principalmente no período gestacional, espera-se uma melhora clinica de todo o corpo, inclusive pele, cabelos e unhas pela liberação dos chamados “hormônios embelezadores”, progesterona e HCG pelo corpo lúteo nos primeiros 60 dias gestacionais e posteriormente a placenta, ate o parto.

Neste período, o ciclo de crescimento capilar normalmente composto de 80% de fios em crescimento,5% em repouso e 15% em queda, se estabiliza só na fase de crescimento, promovendo aumento do volume e otimização do crescimento capilar em 20%.

Mesmo a calvície feminina, antigamente considerada irreversível apresenta grande melhora no período gestacional por efeito da progesterona e HCG. O tratamento perigestacional permite á gestante uma otimização e manutenção dos benefícios do crescimento capilar gestacional mesmo no período pos parto .
A queda de cabelo pós parto fisiológica, ocorre pelo retorno dos 15 a 20% dos fios a fase de queda normal do ciclo capilar e não causa grandes repercussões no volume e densidade capilar.

Pequenas alterações nos níveis hormonais, alterações na absorção intestinal, alergias alimentares , microdeficiências  vitamínicas ou altos níveis de minerais no corpo podem promover  alterações capilares, desde modificação da coloração dos fios, formato e penteabilidade capilar e diminuição da velocidade de crescimento.   Quando  a queda incomoda e é visível, deve ser profundamente investigada. Essas repercussões devem ser analisadas sistemicamente, nunca tratadas somente com loções ou xampus ate a correção do fator causal, devendo ser utilizadas como marcador de saúde metabólica da gestante e do feto. Quando não diagnosticadas e tratadas, podem repercutir no aporte nutricional materno fetal, amamentação, doenças auto imunes como hipotireoidismo, repercussões metabólicas sistêmicas e depressão pós parto.

Deste modo, ao se tratar as alterações capilares na gestação e pós parto o objetivo principal é o diagnostico precoce e consequente reequilíbrio e otimização  das funções metabólicas , nutricionais e hormonais, sendo a beleza  capilar apenas um reflexo da saúde  e qualidade de vida da gestante e do bebe .

MITOS E VERDADES:

O cabelo cresce mais durante a gestação? Verdade.  O cabelo possui 3 fases de crescimento: 80% dos fios crescendo( anagena) 5%em repouso(catagena) e 15% a 20% caindo(telogena). Na gestação, pela ação da progesterona e HCG, 100% dos fios entram na fase anagena, otimizando assim o crescimento, volume e densidade capilar.

Posso lavar os cabelos no pós parto?

Sim. Lavar os cabelos não altera o sangramento, a pressão ou amamentação, conquanto que seja em temperatura adequada e com auxilio de um assento para evitar movimentos abruptos, dor e queda de pressão.

A frequência das lavagens depende do tipo de couro cabeludo – normal ou seco ( dias alternados ) ou oleoso ( diariamente) . Lavar todos os dias pode tirar a proteção natural dos fios ( o manto hidrolipidico) mas não estraga , se utilizarmos produtos adequados para cada tipo de fio.

Lavar os cabelos com agua quente durante a gestação é prejudicial? Verdade. A água quente tira dos cabelos a proteção natural e pode promover o aparecimento de bolhas internas (bubble-hair) deixa-os mais fracos.

Além disso dilata os vasos sanguíneos causando  queda da pressão e mal estar, principalmente em gestantes  que já têm a pressão mais baixa.

Pintar o cabelo faz mal para a saúde do bebê?

Sim, é prudente evitar. Apesar de não existirem estudos científicos em gestantes por motivos óbvios, os efeitos tóxicos do uso de amônia e metais pesados são sabidamente conhecidos.

O contato, principalmente no couro cabeludo e região proximal do fio pode ser toxico e prejudicial ao feto. As tinturas sem amônia, xampus tonalizantes e hennas também possuem substancias de toxicidade duvidosa.

Por serem aplicadas no couro cabeludo, devem ser evitadas.

Existe risco para a saúde do bebe o uso de permanentes e alisamentos? Sim. O formol e o hidróxido de potássio, Guanidina são potencialmente tóxicos atuando nas pontes dissulfidricas, podendo alterar a formação de hélices de DNA ocasionando desde baixo peso ate malformações fetais.

Tinturas e tratamentos capilares durante a amamentação podem prejudicar a qualidade do leite?

Depende.

A utilização de produtos naturais, sem amônia ou metais pesados, em curto período de tempo, aplicados corretamente, longe da raiz e do couro cabeludo e longe da amamentação é mais aceitável. Já os alisamentos químicos e permanentes devem ser evitados durante todo este período pois o potencial de absorção materno e  contaminação do leite não é conhecido, podendo ainda acarretar sintomas respiratórios e alérgicos a nutriz.

Queda é sintoma de stress?

Mito . A queda pode estar relacionada com o estresse, mas nem sempre é o fator causal. Toda queda de cabelo, principalmente na gestante deve ser cuidadosamente investigada e tratada de maneira direcionada, para não mascarar uma doença sistêmica metabólica (anemia, alterações hormonais etc).