Manual do cabelo à prova de sol
Beber chás e água de coco, passar condicionador sobre a máscara de hidratação, aplicar vinagre diluído em água... O verão pode vir quente, que seus fios estarão blindados!
Muito sol, idas à praia, dias na piscina... Ninguém discorda: as férias fazem um bem danado! Mas se tem a intenção de permanecer com os cabelos bonitos e saudáveis durante todo o período (e depois dele), é imprescindível adotar uma rotina de cuidados. Caso contrário, os fios podem perder o brilho, ressecar e até quebrar com mais facilidade. Entenda o porquê:

Quais os motivos?
O cabelo é reflexo do nosso organismo. No verão, suamos mais e, com isso, perdemos não só água, mas também sais minerais. Por isso, as chances de desidratação do corpo e do cabelo aumentam consideravelmente, explica Elizete Kaffer, dermatologista especialista em tricologia.

Como evitar os efeitos indesejáveis do calorão!
1) Dica básica: hidrate-se! Mas beber só água não resolve a questão. É interessante acrescentar outros líquidos, como água de coco, chás e sucos de fruta naturais na dieta, diz a tricologista. Isso porque eles possuem uma quantidade maior de sais minerais que ajudam a reter a água no corpo e, consequentemente, a mantê-lo hidratado. No mais, coloque a garrafinha na bolsa e acostume-se a tomar um pouco toda hora!

2) Adote uma rotina de cuidados. Sempre que lavar o cabelo, procure seguir essa ordem: primeiro, passe o xampu. Ele é responsável por abrir a cutícula para que a sujeira saia, ensina a especialista. Em seguida, com as cutículas abertas, passe a máscara de hidratação e nutrição, mas não enxágue! Passe o condicionador por cima da máscara, e só então retire os dois com água corrente. O condicionador fecha as cutículas e ajuda a reter o conteúdo da máscara dentro do fio, completa. Depois, quando os fios estiverem completamente secos, passe condicionador sem enxágue ou leave-in com filtro solar.

3) Ajuste a temperatura do secador. Não abre mão da escova mesmo nos dias mais quentes? É preciso ficar de olho para saber se você não está prejudicando seus fios com esse hábito. A fibra do cabelo é composta por uma proteína chamada queratina, e toda proteína suporta somente até uma determinada temperatura antes de começar a quebrar. No caso dos nossos fios, a temperatura máxima suportada é de 40 C. Pense que no verão, o corpo já está quente, e para os fios chegarem a essa temperatura com o jato
do secador é muito mais fácil do que no inverno, alerta a especialista.

Cuidados específicos
✔ Para cabelos tingidos: a coloração vai durar por mais tempo se você utilizar produtos específicos para seu fio. Eles limpam menos o cabelo e, por isso, ajudam a fixar a cor. Vale lembrar que funcionam muito melhor para quem utiliza as tintas permanentes do que para as temporárias, ressalta Elizete.
✔ Para cabelos descoloridos: se entrar muito na piscina, eles poderão ficar esverdeados por conta da ação do cloro nos fios. Para evitar esse problema, ao sair da água, lave e enxágue o cabelo normalmente. Depois, aplique sobre os fios 5 colheres (sopa) de vinagre de maçã diluídas em 1 litro de água. Então, enxágue.

Reportagem: Manual do cabelo à prova de sol

Veículo: Site AnaMaria

Porta-voz: Dra. Elizete Kaffer

Data: 10/02/2016

Agende sua Consulta