Clínica Shalon

Clínica Shalon

Ciência e tecnologia em medicina integrativa, dermatologia, tricologia, longevidade saudável e estética médica.

saiba mais...

Saiba mais...

Conheça as novidades acessando as ULTIMAS NOTÍCIAS:
Repercussão das alterações de pele, unhas e cabelos na saude da gestante e do bebê
Queda de cabelos - Novidades no diagnostico e tratamento
Mitos e verdades sobre cabelos - perguntas e respostas frequentes
Prevenindo e tratando manchas na gestação
Fototerapia - uma nova arma contra a acne
Medicina Pos Genoma na Saúde da Mamãe e do bebê.
e muito mais....

Entre em contato com clinicashalon@clinicashalon.com.br e agende sua consulta.

veja mais...

Enquete

Voce já teve queda de cabelo?

Tricologia

Tricologia é a especialidade médica dermatológica responsável pelo diagnostico e tratamento das afecções do cabelo, couro cabeludo e pêlos.

A queda de cabelo traz uma grande preocupação  incomoda muita gente pois afeta homens e mulheres de todas as idades. Ao contrário do que pensa a maioria das pessoas, são inúmeras as causas ( mais de 2500)  que podem desencadear a perda de fios. Para cada uma delas existe um diagnóstico e um tratamento específico.

                     O cabelo é uma estrutura muito complexa, composto de bulbo – a parte interna e o fio. Possui um ciclo de crescimento, repouso e queda, permitindo uma renovação dos fios a cada 4 a 6 anos.  È uma estrutura composta por vasos, nervos, músculo e células germinativas, responsáveis pela nutrição e crescimento do fio, desempenhando papel fundamental como ponto de partida na regeneração e pigmentaçao da pele no caso de feridas e queimaduras.

                     Devido ao ciclo de crescimento do fio, considera-se uma queda normal de até 100 fios ao dia. Esta queda é praticamente imperceptível ao longo do dia e não incomoda. Quando ocorre aumento do número dos fios em queda persistente ao longo dos dias,  é necessário procurar um tratamento específico.

                    O cabelo, por ser um órgão menos vital, reflete precocemente mínimas alterações metabólicas do corpo, desde a lentificação dos órgãos mais vitais, intolerâncias alimentares, alterações hormonais, carências nutricionais e intoxicação por metais decorrente de contaminação exógena e até mesmo da suplementação nutricional convencional, sem  a dosagem personalizada especifica para as necessidades metabólicas individuais. 

                     As principais causas de queda de cabelo na mulher são os eflúvios, desencadeados por alterações metabólicas e hormonais, que levam a uma alteração do ciclo capilar normal e um aumento da perda de fios. Muitas vezes a  queda de cabelo  serve de sinal de alerta para o  diagnóstico precoce de inúmeras doenças metabólicas e sistêmicas  graves, permitindo  o tratamento de outros sintomas  da paciente e a total reabilitação do organismo sem maiores seqüelas.

                     Já no homem, a principal doença capilar  é a calvice  "padrão masculina",  antigamente considerada doença geneticamente determinada, atualmente considerada SINTOMA CLINICO de varias alterações metabólicas, nutricionais e hormonais , que leva a rarefação capilar progressiva da região superior do couro cabeludo, ondem existem os fios alterados.  A produção do hormônio masculino, fator importante para a manutenção do crescimento e vitalidade capilar, pode diminuir por inúmeros fatores, desde stress, intolerâncias alimentares, fadiga adrenal, privação de sono, intoxicação por metais pesados, etc...  alterando a vitalidade do fio, causando a atrofia do mesmo.  Até pouco tempo atrás, não havia muito o que fazer, somente drogas que bloqueavam a conversão da DHT - deidrotestosterona em Testosterona ( tais como finasterida e dudasterida) , sem a preocupação do diagnostico e tratamento dos fatores que desencadeiam este processo, resultando assim em repercussões metabólicas e sexuais as vezes irreversíveis . Com o avanço da medicina pós genômica, que a partir de 2003 definiu o "loco genético" - ICAN (-) responsável pela predisposição ás alterações capilares, podendo ou não ser ativado por fatores positivos ou negativos, não somos mais vítimas do nosso DNA. Ao determinarmos quais são os fatores positivos e negativos individuais  para ativação do logo gênico, pode-se bloquear os efeitos deletérios ao fio, sendo assim, um tratamento causal permanente e, após isso, através das modernas técnicas de indução de colágeno a regeneração do couro cabeludo e toda estrutura  responsável pela nutrição e crescimento do fio.  Além do efeito de regeneração capilar, o tratamento após o diagnostico causal também resulta  na prevenção da degeneração hormonal  nos órgãos vitais como  fígado, pele e  próstata, permitindo total reabilitação do organismo. Quanto mais precoce o diagnóstico, mais efetivo o tratamento.

                     A consulta tricológica  inicia-se por uma completa anamnese clinica e realização do EIS COMPLEX, equipamento francês que permite uma análise fisiológica do funcionamento dos orgaos e sistemas por bioimpedanciometria, direcionando o raciocínio clinico para o fator causal. Além do aperfeiçoamento diagnóstico através de exames clínicos e laboratoriais específicos – tricograma, mineralograma, que permitem  um diagnóstico preciso das causas de quedade cabelo, após o diagnóstico e tratamento específico da causa da queda, existem modernas técnicas terapêuticas permitem a regeneração e reestruturação  tanto do couro cabeludo quanto do fio de cabelo, chamadas Terapias de Indução de Colágeno.

TRICOLOGIA BIODINAMICA -
Análise do padrão capilar como um  biomarcador precoce de Patologías Degenerativas Sistémicas

            A estrutura capilar não é simplesmente um elemento decorativo do corpo, como comumente é estudada. Nos países orientais é considerada um marcador metabólico da saúde de todo  corpo. Em sua medicina milenar, Salud Capilar  significa  maior  longevidade e qualidade de vida. A força e ​​a vitalidade do cabello estão vinculados a  Esencia, ao  Sangue e Energia dos órgãos, como Rins , fígado e Pulmões.

            Para se defender de alterações metabólicas como carência nutricional,  alterações neuro endócrinas,  toxinas, o corpo realiza um processo de PRIORIZAÇÃO METABOLICA. O cabelo, por ser um órgão menos vital, sofre vasoconstrição e hipóxia que levam a alterações estruturais, mudanças no ciclo capilar e alteração do padrão de crescimento, sendo um biomarcador antecipado del Patologías Degenerativas Sistémicas.             Alterações capilares são sintomas de  mais de 2500 alterações metabólicas diferentes! Descrições bíblicas de 5 mil anos atrás,  citam a mudança da COR  do CABELO como um dos sinais de LEPRA. O cabelo era  cortado por ser  o FOCO da doença.  Ao analisarmos cuidadosamente o cabelo conseguimos diagnosticar a raiz do problema. O objetivo é demonstrar como avaliar as estruturas capilares, o couro cabeludo, unidades foliculares e o ciclo de crescimento capilar  como marcadores bioquímicos precoces e realizar a correlação   do padrão de queda com o tipo de patologia  e a topografia da  queda com o órgão ou sistema afetado.

A estrutura capilar – CUTICULA, CORTEX E MEDULA  refletem, o estado METABOLICO,  VASCULAR  e NUTRICIONAL interdependente do metabolismo geral do organismo. O cabelo é constituído de proteínas, água, lipídeos, aminoácidos sendo basicamente composto de queratina e de pigmentos. A cutícula, formada por escamas unidas por ceramidas, recobrem a estrutura capilar. Quando fechada, da POROSIDADE E BRILHO ao fio e sinaliza o equilíbrio acido básico do corpo ( ph sanguíneo 7,35 e ph capilar 4,5). A eletricidade estática é sinal de porosidade da cutícula, acidose metabólica e desidratação metabólica. O córtex, parte intermediária, estrutural, compostas por aminoacidos e melanina – cor é responsável pela estrutura e forma da haste capilar. Reflete a composição nutricional glicídeos , lipídeos, proteínas, vitaminas e melanina do corpo. A distribuição de queratina pela extensão da haste capilar vai determinar desde o aspecto externo do fio ( espessura, ondulação) , o formato ( negroide, caucasoide e mongoloide) e presença de pontes químicas ( salinas, enxofre e hidrogênio) que determinam se o cabelo sera liso ou crespo. Alterações de cor, elasticidade, textura espessura, ondulação do fio refletem precocemente alterações metabólicas, nutricionais como por exemplo uma síndrome de ma absorção intestinal por parasitose intestinal. A medula é responsável pela oxigenação dos bulbos pilosos, atividade da tirosinase e consequente melanização do córtex. A caniície ou cabelos brancos é marcador precoce de hipóxia, encurtamento da fase anagena por distúrbio metabólico, como por exemplo um stress adrenal.

A queda de cabelo ocorre por alteração do ciclo capilar (anagena, catagena e  telogena),pela diminuição da taxa de oxigenação e nutrição bulbar como mecanismo de defesa precoce do corpo. Assim os Efluvios- quedas são marcadores precoces de alterações metabólicas sistêmicas tais como anemia, intoxicação por minerais, síndrome de ma absorção intestinal por parasitoses intestinais ou intolerâncias alimentares e, que muitas vezes tem como único sintoma alterações capilares.

Alterações do couro cabeludo e das unidades foliculares refletem o estado nutricional e aporte vascular sistêmico principalmente intestinal. Estudos clínicos mostram correlação da produção de tnf-alfa intestinal com processos inflamatórios do couro cabeludo como psoríase. Alterações do couro cabeludo e unidades foliculares podem ser o único sintoma de doenças inflamatórias e infecciosas sistêmicas como lues – sífilis secundaria e terciaria. Caspa ou micose de couro cabeludo sao  sinais precoces de disbiose (alteração da flora intestinal) muitas vezes por parasitose intestinal e quando não tratadas corretamente levam ao querium, lesão cicatricial irreversível. Doenças auto-imunes como Lupus e foliculite decalvante são decorrentes do desequilíbrio no NEI- SISTEM, geralmente por foco inflamatório crônico intestinal – intolerância alimentar ou foco infeccioso crônico dental.

Nos países ocidentais, e milenar a correlação anatomo-fisiologica da topografia da área de lesão capilar com órgão –sistema afetado, baseado na correlação  neuro embrionária da neuro ectodeme. Nosso sistema de defesa – NEI – Sistem  é composto de 5 triades, conjunto de 3 orgaos responsável pela defesa e reonganização da homeostase corpora.De acordo com a localização da falha capilar, podemos identificar o eixo-  órgão desencadeante do processo metabólico. A tríade 1,  tireoide,  pâncreas e adrenal apresentam sinais propedêuticos capilares  na região occiptal, occipto-ofiasica e ofiasica-nucal respectivamente. Na tríade 2, fígado, linfático e rins determinal alterações capilares temporo- occiptais, a chamada Alopecia triangular frontal. Alterações metabólico-nutricionais  no eixo fronto-coronal sinalizam alterações na Triade 3 : cérebro, intestino e sistema nervoso, muitas vezes sendo marcadores precoces de distúrbios do sono ou neurotoxicidade alimentar. Alopecias fronto temporais em “C” são marcadores precoces de doenças cardiopulmonares, podendo ser o único sinal clinico de síndrome metabólica dislipidemia. Alterações capilares da linha media capilar são indicativos de alterações metabólicas hormonais – tríade 5: estrógeno – progesterona e testosterona, que decorrentes de alterações dos órgãos e sistemas mais vitais em detrimento do eixo hormonal sexual e capilar, menos vital. Nas mulheres, a principal causa e o uso prolongado e anticoncepcional oral, sem o tratamento da CAUSA da alteração hormonal,  e nos homens, o uso indiscriminado da finasterida sem o diagnostico ou tratamento da CAUSA da alteração hormonal desde privação do sono, fadiga cronica adrenal, hipotireoidismo subclinico, intolerância alientar, intoxicação por metais – remoção de almagama dental.

A analise da estrutura, distribuição e alterações de padrão capilar, a Tricologia Biodinamica,  e uma exelente ferramenta propedêutica precoce de inúmeras alterações neuro endocrino metabólicas, permitindo um diagnostico e um tratamento precoce de inúmeras patologias neurodegenerativas.  


 TERAPIAS DE INDUCÇAO DE COLAGENO 

Desenvolvidas na alemanha a partir de 1995, as Terapias de Indução de Colágeno são procedimentos médicos que induzem a regeneração dos tecidos tratados , com efeitos progressivos e  duradouros.

As Terapias de Indução de Colágeno utilizadas em Tricologia:

A bioxigenação é uma moderna técnica capaz de regenerar a matriz capilar e toda a estrutura do couro cabeludo. Através da aplicação de um gás, ocorre dilatação dos vasos sangúineos e formação de novos vasos e de todo o tecido de sustentação capilar, permitindo uma regeneração dos efeitos causados pelas quedas e atroficas crônicas do cabelo. É um tratamento moderno, seguro e eficaz , acelerando a velocidade de crescimento capilar e a regeneração bulbar.

 A intradermoterapia capilar permite a aplicação de fármacos específicos para cada tipo de queda de cabelo na região bulbar, acelerando a absorção dos nutrientes necessários para a reparação capilar.

 A FOTOTERAPIA. é um tratamento   desenvolvido pela NASA em 2003 para aceleração da cicatrização e regeneração de tecidos, é uma nova técnica não invasiva, indolor para o tratamento das mais diversas patologias capilares. Através da aplicação de luzes emitidas por diodos (LEDs), ocorre o fornecimento de energia a nível celular, permitindo um direcionamento das funções mecabólicas celulares para a normalidade.

De acordo com o comprimento de onda aplicado é que temos o efeito terapêutico desejado: tratamento de infecções bacterianas, virais ou fúngicas, tratamento de lesões superficiais, controle da inflamação e  oleosidade e aceleração da cicatrização.

Além do tratamento capilar, a fototerapia  é o que há de mais moderno no tratamento de  manchas, normalizando a produção de pigmentos e acelerando a reabsorção dos mesmos. È uma excelente opção terapêutica não invasiva no  tratamento de infecções de pele – acne, micoses, herpes – sem a necessidade de medicações orais e seus efeitos colaterais. No tratamento de feridas, inflamações, alergias  e lesões de pele, acelera o processo de cicatrização, regenerando os tecidos, diminuição da dor e melhora da imunidade,  permitindo um tratamento rápido, seguro  e eficaz. È utilizada também no tratamento de doenças  de até então de difícel controle, tais como psoríase e vitiligo.

A fototerapia também é a mais moderna arma no tratamento de lesões de pele malignas e pré – malignas.  Em associação com um medicamento que é absorvido seletivamente pelas células alteradas, a aplicação da fototerapia -  chamada neste caso de  TERAPIA FOTODINÂMICA permite um diagnóstico e tratamento preciso das lesões benignas e malignas de pele. A luz reage com o produto aplicado e destrói seletivamente as células alteradas e tumorais, sem atingir os tecidos saudáveis. O procedimento é simples, rápido e seguro, sem necessidade de anestesia ou cirurgia. Com isso o resultado é a remoção efetiva de todo o tecido doente, sem recidivas a longo prazo e um  excelente resultado estético e cosmético..   Por isso, a fototerapia é a mais moderna opção no  tratamento de rejuvenescimento, permitindo uma verdadeira regeneração anatômica da pele, formação de colágeno, retardo do processo de envelhecimento e prevenção ao câncer de pele.

A fototerapia permite um amplo tratamento para as mais diversas causas de queda de cabelo e doenças de pele.  É  indolor, seguro e eficaz, podendo ser realizado em todas as idades.

 A Radiofrequencia é um procedimento indolor, nao invasivo, baseado na utilização de correntes eletricas de diatermia que promovem uma agitação molecular resultando em calor local controlado que resulta numa retração e biomodulação do colágeno, realinhamento e estímulo para produção de um novo tecido por 6 meses a 2 anos. Ideal para revitalização do couro cabeludo atrofico ou manipulado pós procedimentos cirúrgicos e pós transplante capilar.

Ozonioterapia é um novo recurso em tricologia e consiste na utilização do gas ozonio localmente para o tratamento de afecções infecciosas e inflamatorias do couro cabeludo tais como foliculite, tineas e psoríase capilar.

 Lisadotreapia ou terapia celular  é a utlização de extratos de vitaminas e aminoacidos  responsáveis pela revitalização específica dos órgaos fadigados, diagnosticados  no processo de investigação das causas de queda de cabelo.

TRICOLOGIA BIODINAMICA:  O CABELO COMO MARCADOR PRECOCE DE PATOLOGIAS CRONICAS BIODEGENERATIVAS.

O  objetivo é correlacionar a analise anatômica da estrutura do fio de cabelo (cutícula, córtex e medula) com alterações metabólicas sanguíneas intra e extracelulares, permitindo ao medico, através de manobras simples de analise da fibra capilar tais como eletricidade, elasticidade e tensão do fio obter indicadores como ph, estado de hidratação, nutrição, mineralograma e aminograma do paciente.
 Alem disso,  a analise da localização da falha capilar capacita ao medico a  correlação anatomo-clinica do órgão - tríade afetada, permitindo o diagnostico e tratamento precoce, além da utilização da melhora capilar como um marcador precoce das normalizações e otimizações metabólicas, objetivando  ao paciente a refazer suas reservas metabólicas internas, externas, otimização do NEI SISTEM ( Neural, endócrino, imunológico e excretor), trazendo seu metabolismo em estado de exelencia.




Dra Elizete Nikoluk Kaffer

 

Clínica Shalon
Rua Antônio Guevara, 6 • Sousas • Campinas • SP • Brasil
Tel: 19-3258.8608 • 19-3258.8653 • 19-3388.1680 • 19-92521782

EM NOVO ENDEREÇO!!!!
Av Imperatriz Dona Tereza Cristina 744 - Jardim Paraiso - Campinas -SP
Tel: 19-3258.8608 • 19-3258.8653 • 19-3388.1680 • 19-92521782
Tel: 19-3325 0761 • 19-3325 0797 • 19-98825 8760 • 19-98825 8733
(proximo ao Estadio do Guarani e Colegio Coração de Jesus)