Clínica Shalon

Clínica Shalon

Ciência e tecnologia em medicina biológica integrativa, dermatologia, tricologia, longevidade saudável e estética médica.

saiba mais...

Saiba mais...

Conheça as novidades acessando as ULTIMAS NOTÍCIAS:
Repercussão das alterações de pele, unhas e cabelos na saude da gestante e do bebê
Queda de cabelos - Novidades no diagnostico e tratamento
Mitos e verdades sobre cabelos - perguntas e respostas frequentes
Prevenindo e tratando manchas na gestação
Fototerapia - uma nova arma contra a acne
Medicina Pos Genoma na Saúde da Mamãe e do bebê.
e muito mais....

Entre em contato com clinicashalon@clinicashalon.com.br e agende sua consulta.

veja mais...

Enquete

Voce já teve queda de cabelo?

Tricologia

Tricologia é a especialidade médica dermatológica responsável pelo diagnostico e tratamento das afecções do cabelo, couro cabeludo e pêlos.

A queda de cabelo traz uma grande preocupação  incomoda muita gente pois afeta homens e mulheres de todas as idades. Ao contrário do que pensa a maioria das pessoas, são inúmeras as causas ( mais de 2500)  que podem desencadear a perda de fios. Para cada uma delas existe um diagnóstico e um tratamento específico.

                     O cabelo é uma estrutura muito complexa, composto de bulbo – a parte interna e o fio. Possui um ciclo de crescimento, repouso e queda, permitindo uma renovação dos fios a cada 4 a 6 anos.  È uma estrutura composta por vasos, nervos, músculo e células germinativas, responsáveis pela nutrição e crescimento do fio, desempenhando papel fundamental como ponto de partida na regeneração e pigmentaçao da pele no caso de feridas e queimaduras.

                     Devido ao ciclo de crescimento do fio, considera-se uma queda normal de até 100 fios ao dia. Esta queda é praticamente imperceptível ao longo do dia e não incomoda. Quando ocorre aumento do número dos fios em queda persistente ao longo dos dias,  é necessário procurar um tratamento específico.

                    O cabelo, por ser um órgão menos vital, reflete precocemente mínimas alterações metabólicas do corpo, desde a lentificação dos órgãos mais vitais, intolerâncias alimentares, alterações hormonais, carências nutricionais e intoxicação por metais decorrente de contaminação exógena e até mesmo da suplementação nutricional convencional, sem  a dosagem personalizada especifica para as necessidades metabólicas individuais. 

                     As principais causas de queda de cabelo na mulher são os eflúvios, desencadeados por alterações metabólicas e hormonais, que levam a uma alteração do ciclo capilar normal e um aumento da perda de fios. Muitas vezes a  queda de cabelo  serve de sinal de alerta para o  diagnóstico precoce de inúmeras doenças metabólicas e sistêmicas  graves, permitindo  o tratamento de outros sintomas  da paciente e a total reabilitação do organismo sem maiores seqüelas.

                     Já no homem, a principal doença capilar  é a calvice  "padrão masculina",  antigamente considerada doença geneticamente determinada, atualmente considerada SINTOMA CLINICO de varias alterações metabólicas, nutricionais e hormonais , que leva a rarefação capilar progressiva da região superior do couro cabeludo, ondem existem os fios alterados.  A produção do hormônio masculino, fator importante para a manutenção do crescimento e vitalidade capilar, pode diminuir por inúmeros fatores, desde stress, intolerâncias alimentares, fadiga adrenal, privação de sono, intoxicação por metais pesados, etc...  alterando a vitalidade do fio, causando a atrofia do mesmo.  Até pouco tempo atrás, não havia muito o que fazer, somente drogas que bloqueavam a conversão da DHT - deidrotestosterona em Testosterona ( tais como finasterida e dudasterida) , sem a preocupação do diagnostico e tratamento dos fatores que desencadeiam este processo, resultando assim em repercussões metabólicas e sexuais as vezes irreversíveis . Com o avanço da medicina pós genômica, que a partir de 2003 definiu o "loco genético" - ICAN (-) responsável pela predisposição ás alterações capilares, podendo ou não ser ativado por fatores positivos ou negativos, não somos mais vítimas do nosso DNA. Ao determinarmos quais são os fatores positivos e negativos individuais  para ativação do logo gênico, pode-se bloquear os efeitos deletérios ao fio, sendo assim, um tratamento causal permanente e, após isso, através das modernas técnicas de indução de colágeno a regeneração do couro cabeludo e toda estrutura  responsável pela nutrição e crescimento do fio.  Além do efeito de regeneração capilar, o tratamento após o diagnostico causal também resulta  na prevenção da degeneração hormonal  nos órgãos vitais como  fígado, pele e  próstata, permitindo total reabilitação do organismo. Quanto mais precoce o diagnóstico, mais efetivo o tratamento.

                     A consulta tricológica  inicia-se por uma completa anamnese clinica e realização do EIS COMPLEX, equipamento francês que permite uma análise fisiológica do funcionamento dos orgaos e sistemas por bioimpedanciometria, direcionando o raciocínio clinico para o fator causal. Além do aperfeiçoamento diagnóstico através de exames clínicos e laboratoriais específicos – tricograma, mineralograma, que permitem  um diagnóstico preciso das causas de quedade cabelo, após o diagnóstico e tratamento específico da causa da queda, existem modernas técnicas terapêuticas permitem a regeneração e reestruturação  tanto do couro cabeludo quanto do fio de cabelo, chamadas Terapias de Indução de Colágeno.

Desenvolvidas na alemanha a partir de 1995, as Terapias de Indução de Colágeno são procedimentos médicos que induzem a regeneração dos tecidos tratados , com efeitos progressivos e  duradouros.

As Terapias de Indução de Colágeno utilizadas em Tricologia:

A bioxigenação é uma moderna técnica capaz de regenerar a matriz capilar e toda a estrutura do couro cabeludo. Através da aplicação de um gás, ocorre dilatação dos vasos sangúineos e formação de novos vasos e de todo o tecido de sustentação capilar, permitindo uma regeneração dos efeitos causados pelas quedas e atroficas crônicas do cabelo. É um tratamento moderno, seguro e eficaz , acelerando a velocidade de crescimento capilar e a regeneração bulbar.

 A intradermoterapia capilar permite a aplicação de fármacos específicos para cada tipo de queda de cabelo na região bulbar, acelerando a absorção dos nutrientes necessários para a reparação capilar.

 A FOTOTERAPIA. é um tratamento   desenvolvido pela NASA em 2003 para aceleração da cicatrização e regeneração de tecidos, é uma nova técnica não invasiva, indolor para o tratamento das mais diversas patologias capilares. Através da aplicação de luzes emitidas por diodos (LEDs), ocorre o fornecimento de energia a nível celular, permitindo um direcionamento das funções mecabólicas celulares para a normalidade.

De acordo com o comprimento de onda aplicado é que temos o efeito terapêutico desejado: tratamento de infecções bacterianas, virais ou fúngicas, tratamento de lesões superficiais, controle da inflamação e  oleosidade e aceleração da cicatrização.

Além do tratamento capilar, a fototerapia  é o que há de mais moderno no tratamento de  manchas, normalizando a produção de pigmentos e acelerando a reabsorção dos mesmos. È uma excelente opção terapêutica não invasiva no  tratamento de infecções de pele – acne, micoses, herpes – sem a necessidade de medicações orais e seus efeitos colaterais. No tratamento de feridas, inflamações, alergias  e lesões de pele, acelera o processo de cicatrização, regenerando os tecidos, diminuição da dor e melhora da imunidade,  permitindo um tratamento rápido, seguro  e eficaz. È utilizada também no tratamento de doenças  de até então de difícel controle, tais como psoríase e vitiligo.

A fototerapia também é a mais moderna arma no tratamento de lesões de pele malignas e pré – malignas.  Em associação com um medicamento que é absorvido seletivamente pelas células alteradas, a aplicação da fototerapia -  chamada neste caso de  TERAPIA FOTODINÂMICA permite um diagnóstico e tratamento preciso das lesões benignas e malignas de pele. A luz reage com o produto aplicado e destrói seletivamente as células alteradas e tumorais, sem atingir os tecidos saudáveis. O procedimento é simples, rápido e seguro, sem necessidade de anestesia ou cirurgia. Com isso o resultado é a remoção efetiva de todo o tecido doente, sem recidivas a longo prazo e um  excelente resultado estético e cosmético..   Por isso, a fototerapia é a mais moderna opção no  tratamento de rejuvenescimento, permitindo uma verdadeira regeneração anatômica da pele, formação de colágeno, retardo do processo de envelhecimento e prevenção ao câncer de pele.

A fototerapia permite um amplo tratamento para as mais diversas causas de queda de cabelo e doenças de pele.  É  indolor, seguro e eficaz, podendo ser realizado em todas as idades.

 A Radiofrequencia é um procedimento indolor, nao invasivo, baseado na utilização de correntes eletricas de diatermia que promovem uma agitação molecular resultando em calor local controlado que resulta numa retração e biomodulação do colágeno, realinhamento e estímulo para produção de um novo tecido por 6 meses a 2 anos. Ideal para revitalização do couro cabeludo atrofico ou manipulado pós procedimentos cirúrgicos e pós transplante capilar.

Ozonioterapia é um novo recurso em tricologia e consiste na utilização do gas ozonio localmente para o tratamento de afecções infecciosas e inflamatorias do couro cabeludo tais como foliculite, tineas e psoríase capilar.

 Lisadotreapia ou terapia celular  é a utlização de extratos de vitaminas e aminoacidos  responsáveis pela revitalização específica dos órgaos fadigados, diagnosticados  no processo de investigação das causas de queda de cabelo.

Dra Elizete Nikoluk Kaffer

 

Clínica Shalon
Rua Antônio Guevara, 6 • Sousas • Campinas • SP • Brasil
Tel: 19-3258.8608 • 19-3258.8653 • 19-3388.1680 • 19-92521782

EM BREVE NOVO ENDEREÇO!!!!
Av Imperatriz Dona Tereza Cristina 744 - Jardim Paraiso - Campinas -SP
Tel Tel: 19-3258.8608 • 19-3258.8653 • 19-3388.1680 • 19-92521782
(proximo a Nova Campinas, Colegio Coração de Jesus e Guarani)